Porque a água da piscina do complexo Rio 2016 ficou verde?

 

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 chegaram e com eles o mundo todo está ligado no Brasil, semana passada houve uma situação inesperada em uma das piscinas do Complexo Maria Lenk, a água rapidamente ficou com o tom esverdeada e nenhum dos técnicos responsáveis sabiam explicar no momento qual era o verdadeiro motivo.

 

Captura-de-pantalla-2015-12-16-a-las-15.07.44No último sábado dia 13 de agosto, os técnicos se pronunciaram sobre o verdadeiro motivo, segundo conta Gustavo Nascimento, diretor de gestão das arenas do Rio 2016 para a reportagem da ESPN Brasil:

 

“Nós investigamos e descobrimos que no dia da cerimônia de abertura dos Jogos 80 litros de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) foram colocados na água. Isso criou uma reação para o cloro que neutralizou sua habilidade de matar organismos.”

Na prática a piscina estava com cloro que foi neutralizado com o uso da água oxigenada, proliferando os microrganismos que são combatidos com a ação do produto.

_90737229__90733857_gettyimages-587765334

A equipe da Rio 2016 decidiu trocar a água da piscina para agilizar o processo de clareamento da água da piscina.

Entre os principais motivos para água esverdear, além da falta de cloro, está o nível muito baixo ou excesso de pH (potencial Hidrogeniônio), o controle periódico deve ser realizado. Quando este indicador está muito baixo os produtos também não possuem o mesmo efeito, diminuindo efetivamente a reação.

o-ph-da-piscina

Portanto, o pH é um dos principais motivos para que a sua água fique verde, na maioria dos casos os níveis baixam normalmente pela água da chuva ou pela ação do ambiente em que está inserido. O pH neutro é 7,00, a maioria dos fabricantes pede para que regule este indicador entre 7,2 a 7,6.

 

Agora que sabemos os principais motivos da água com tom esverdeado é só prevenir utilizando corretamente os produtos e fazendo os processos recomendados para manter a água saudável, e um bom banho de piscina!

festa-na-piscina-3-990x660

Este texto foi escrito por Ânderson Kinas

Você sabe como é fabricada uma piscina?

 

 

11440f24-4fad-41a7-8d6b-83af0070b2c1

Atualmente o Brasil é um dos precursores no mercado de piscinas de fibra de vidro, favorecendo a tecnologia e o “know-how” dos processos de fabricação e produtos a serem utilizados, esta evolução trouxe materiais diferenciados para resolverem vícios que o produto apresentava, tais como desbotamento precoce, micro bolhas, pontos pretos, entre outros.

Hoje os principais fabricantes do país utilizam matérias primas de altíssima qualidade, tais como Gel Coat Isoftálico NPG UV, fiquem tranquilos, explicaremos o que é isto.

1934_spray-gelcoat-gun_l

Gel Coat é a primeira camada da piscina, normalmente esta camada é azul, porém pode ser em qualquer cor ou tonalidade, no ano de 2011 clientes que buscavam uma exclusividade maior solicitavam na cor branca, onde se popularizou, esta febre diminuiu e o tradicional azul voltou a compor o jardim das residências. Podem ser aplicados alguns filtros nesta primeira camada conforme comentamos a cima, os melhores fabricantes hoje utilizam Gel Coat Isoftálico NPG UV, ou seja, é a primeira camada mais virgem possível para que sua piscina tenha a maior proteção possível para que não ocorram micro bolhas, ainda nesta composição estão dois filtros o NPG e UV.

NPG – Filtro utilizado na composição do Gel Coat para proteger a sua piscina da ação dos produtos químicos.

UV – Filtro utilizado na composição do Gel Coat para proteger a sua piscina da ação dos raios ultravioletas.

 

340712Ra , Распылители серии RS

Aplicação de resina, fio e catalizador

 

Agora que explicamos a primeira camada, podemos ressaltar a segunda e não menos importante, a barreira química, composta normalmente por um resinado Isoftálico, este processo seria mais uma super proteção contra o surgimento das bolhas na piscina, estes processos e padrões você provavelmente vai encontrar nos melhores fabricantes. E após esta segunda camada, a piscina segue para fechar com a mistura de resina, fio, catalizador, formando a famosa parede de fibra que pode ser vista na parte de fora da piscina.

Claro, que neste procedimento cada fabricante possui sua forma, porque o tamanho do fio, espessura, forma na qual são reguladas as máquinas para este processo, espessura e peso desejada de cada piscina são diferentes. Depois do processo de secagem as piscinas seguem para serem desenformadas, passa para uma avaliação de qualidade e cortadas os excessos existentes.

crianca_verao_piscina

Este texto foi escrito por Ânderson Kinas

Veja como limpar piscina verde com esses 6 passos simples

Veja como limpar a sua piscina verde, fenômeno causado pela proliferação de algas, mas principalmente pelo PH abaixo de 4,7. Veja algumas dicas importantes.

Normalmente temos que limpar uma piscina verde quando seus donos não cobrem corretamente sua piscina (veja neste post os principais cuidados para evitar a água verde), e com isso a água apresenta uma certa proliferação de algas trazidas pelos ventos, chuvas e vegetação próximas às piscinas, porém a principal causa deste fenômeno é normalmente formada pelo PH abaixo de 4,7. Veja neste artigo algumas dicas do Piscineiro de como limpar piscina verde.

Leia mais